Search

Plinio Sarti: Compromissos Institucionais e Com A Comunidade Italiana

O presidente da UIM do Brasil, Plinio Sarti, intensificou nos últimos meses sua já carregada agenda de compromissos e encontros. Seja no que se refere ao seu tradicional compromisso com a comunidade italiana do Brasil, como no âmbito institucional, em consideração a seu importante cargo de vice-presidente do Sindinap (o sindicato dos aposentados do Brasil), uma entidade historicamente parceira  da UIL e do Patronato ITAL.

O presidente da UIM realizou, também este ano, uma importante palestra sobre a história da emigração italiana no Brasil dentro do terceiro ciclo de aulas de “Polis – Escola de Democracia”, iniciativa de formação, fundada e promovida pela UIM. Os encontros acontecem nas dependências do Círculo Italiano de São Paulo. Acompanhado pelo presidente do Sindinap, João Batista Inocentini (também ele cidadão italiano!), Plinio Sarti foi recebido em Brasília pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Durante o encontro falou- -se obviamente sobre a reforma da previdência. Inocentini e Sarti analisaram também a histórica colaboração com o sindicato italiano UIL (União Italiana do Trabalho) e o importante trabalho desenvolvido pelo nosso patronato, a ITAL-UIL, na assistência e tutela dos trabalhadores e aposentados italianos, na Itália e no exterior.