Search
UIM Brasil - Associação União dos Italianos no Mundo

O livro-pesquisa de Mami Ueno: a educação no Brasil, na Itália e no Japão

Mami UenoA doutora Mami Ueno é uma pesquisadora atenta e apaixonada, especializada em edução mas, para nós, da Uil do Brasil, é uma colaboradora competente e preciosa no campo da contabilidade e da administração.

Por tais motivos a publicação do livro que contém os resultados de seu trabalho de 20 anos e da sua tese de pesquisa foi, para a nossa organização, e para a ITAL e para a UIM em particular, um momento de grande emoção.

O prefácio da obra foi escrito por Fabio Porta, que enfatizou como “o estudo, a pesquisa e a reflexão séria e profunda de Mami Ueno sobre a essência de uma educação de qualidade constituem uma referência importante para todos os que, há anos, estão na vanguarda para que o Brasil realize, finalmente, aquele salto de qualidade em condições de colocar o colosso sulamericano no nível dos países mais desenvolvidos não apenas do ponto de vista econômico, mas também social e educacional”.

“Não existe futuro sem educação – lê-se ainda no prefácio – e por tal motivo o “País do futuro” deverá apostar com decisão e coragem na educação, em todos os níveis, para responder às grandes expectativas que, dentro ou fora do continente latino-americano, são respostas a um necessário protagonismo do Brasil nesse setor”.

“Por tais motivos – segundo Fabio Porta – a obra de Mami Ueno merece não apenas uma leitura atenta mas também uma resposta em termos de políticas e de projetos. Na comparação com as políticas educacionais de dois grandes países, assim tão próximos ao Brasil (em razão de suas grandes comunidades oriundas presentes sobretudo no Estado de São Paulo) são evidenciados os elementos fundamentais e vitais da educação de qualidade: o ensino dos valores humanos e do saber fazer”.

A UIL do Brasil mais uma vez parabeniza a amiga pesquisadora e escritora e convida a todos a lerem seu livro: “Ensinar valores humanos e o saber fazer- a essência de uma educação de qualidade”, de Mami Ueno, Appris Editora.

Fonte: