Plinio Sarti

O Presidente da ITAL UIL Brasil expressou dessa maneira o pesar da própria organização pelo falecimento do Presidente de União dos Italianos no Mundo do Brasil, Plinio Sarti:

“Com Plínio Sarti, a UIL perde no Brasil sua referência mais importante; Presidente da UIM e Vice Presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil, ocupou, durante sua longa carreira política e sindical, diversos cargos importantes, todos sob a insígnia da respeitabilidade e da competência.

De origem italiana, Plinio Sarti especializou-se muito jovem em direito do trabalho, dedicando-se à assistência das organizações sindicais dos trabalhadores; foi também Secretário do Trabalho do Estado de São Paulo e do Governo Federal do Brasil. Nos anos 90, aproxima-se da UIL assumindo o cargo de Presidente da UIM, a União dos Italianos no Mundo do Brasil.  Em 2000 foi um dos fundadores do Sindicato Nacional dos Aposentados, do qual, posteriormente, assume os cargos de Secretário Geral e Vice Presidente.

Pessoa extremamente culta e fortemente ligada às suas origens italianas, Plinio Sarti logo tornou-se uma importante referência para toda a grande coletividade italiana de São Paulo e do Brasil. Graças a um projeto seu, em colaboração com o Estado de São Paulo e o Instituto Italiano de Cultura, a UIM realizou, por ocasião do Ano da Itália no Brasil, uma mostra fotográfica itinerante sobre a influência italiana sobre o movimento operário brasileiro; mostra que foi também exibida no Palácio Pamphili em Roma, sede da Embaixada Brasileira.

Quero expressar em nome de todos os colaboradores da ITAL UIL no Brasil o profundo pesar e a grande tristeza pela perda de um amigo fraterno, um dirigente respeitável que conseguia entrar em sintonia com todos e que não deixava nunca de assumir com orgulho a sua participação na União Italiana do Trabalho”

Roma, 18 de março de 2021 – Assessoria de Imprensa Deputado Fabio Porta (Presidente  ITAL UIL Brasil)