Search
UIM Brasil - Associação União dos Italianos no Mundo

Informação, música e cultura aos italianos na América do Sul

Há já algumas semanas a grande comunidade dos italianos e seus descendentes no Brasil e na América do Sul pode contar com um novo instrumento de informação, com o uso da internet, que nasce com a ambição de envolver um público de cerca de 80 milhões de pessoas, tantos são os ‘itálicos’ em todo o continente sulamericano.

A nova webradio está acessível neste site e é o resultado de um acordo entre duas associações italianas, a Proter, de Mar del Plata (Argentina) e a Associação Anita e Giuseppe Garibaldi, do Rio de Janeiro (Brasil). Logo outras associações, entre as quais a UIM do Brasil, deverão se unir a essas duas entidades para garantir à webradio novos conteúdos ao lado de uma rede sempre grande de contatos em toda a América do Sul.

Os conteúdos jornalísticos serão transmitidos nas línguas italiana, portuguesa e espanhola, utilizando modernos sistemas de legendas, enquanto a parte musical será caracterizada por um mix equilibrado entre artistas italianos e sulamericanos. A webradio vai operar graças a uma multiplataforma simultânea
envolvendo Facebook, Instagram, Youtube e demais mídias.

“Bella ciao”, como se lê no comunicado com o qual os organizadores noticiaram o início das transmissões, será “uma voz livre e independente, mas, ao mesmo tempo, sem medo de tomar partido pelo lado dos mais fracos e da democracia; daquela democracia imaginada por aqueles que liberaram a Itália da ditadura e aprovaram a Constituição, a ‘mais bonita do mundo’, segundo muitos o dizem”.

A UIM do Brasil sempre acreditou na importância e também na necessidade de uma informação sempre mais capilar destinada às nossas comunidades e nesse sentido sempre apoiou todas as iniciativas que, com seriedade, se empenharam nessa importante nobre missão.

De nossa parte, portanto, os melhores votos de vida longa e sucesso a “Bella Ciao Webradio”!