Search
UIM Brasil - Associação União dos Italianos no Mundo

Há Vinte Anos Nascia, Graças à UILP, o Sindicato Brasileiro dos Aposentados

Há Vinte Anos Nascia, Graças à UILP, o Sindicato Brasileiro dos Aposentados
Há Vinte Anos Nascia, Graças à UILP, o Sindicato Brasileiro dos Aposentados

Exatamente há vinte anos, nascia, em Praia Grande-SP, o Sindicato Nacional dos Aposentados: uma
iniciativa da central brasileira Força Sindical, inspirada e apoiada pelo União Italiana do Trabalho , através da UILP, a sua organização de idosos e aposentados.

Mais uma vez, o vínculo histórico entre a Itália e o Brasil foi além das palavras e foi transformado em fatos concretos. Nós, da ITAL-UIL e da UIM (União dos Italianos no Mundo), orgulhosamente fazemos parte dessa história, também ligada à UIL italiana e, consequentemente, a todos os seus passos no Brasil, o país no mundo onde, com maior intensidade e continuidade, essa presença se traduziu em iniciativas e projetos.

Hoje, o Sindinap é a maior organização de idosos e aposentados de toda a América Latina, ativa em diferentes níveis e presente em todas as redes sociais com suas plataformas digitais e páginas da web.

Uma sociedade pode ser definida como justa e moderna na medida em que defende e valoriza os mais fracos, crianças e idosos, e é por isso que a UIL sempre considerou seu compromisso nesses setores como uma prioridade; não é por acaso que os mais belos frutos de nossa cooperação com o Brasil, nos
últimos anos, foram o “Espaço dos Sonhos” (o projeto de atendimento a crianças nas favelas de São Paulo) e, precisamente, o sindicato dos aposentados.