Search
UIM Brasil - Associação União dos Italianos no Mundo

Em Mongaguá-SP, o Sexto Congresso Nacional do Sindinap-FS

Imagem de Plinio Sarti, um dos idealizadores do Sindinap
Imagem de Plinio Sarti, um dos idealizadores do Sindinap

A UIL (União Italiana do Trabalho), presente no Brasil há mais de quarenta anos com o ‘patronato’ ITAL-UIL e, depois com a União dos Italianos no Mundo, contribuiu significativamente para a fundação do maior sindicato de aposentados da América Latina, o Sindinap-FS (Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical). O Congresso de fundação dessa grande organização foi realizado em 2000 na cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo.

O sexto congresso do Sindinap acontece de 15 a 17 de dezembro deste ano, em Mongaguá-SP, para eleger os novos diretores e definir as diretrizes para os próximos anos. A UIL do Brasil também estará presente desta vez, para homenagear uma história de mais de vinte anos e reafirmar o grande vínculo de amizade e solidariedade existente entre as duas organizações.

A UIL Aposentados é uma das maiores entidades sindicais mundiais na Itália e foi a principal referência para a constituição de um sindicato de idosos e aposentados também no Brasil. O ‘patronato’ ITAL e a associação UIM têm colaborado há anos com a UILP italiana e o Sindinap brasileiro e, graças a essa sinergia, a UIL no Brasil continua a ser uma referência sólida e confiável para milhares de cidadãos ítalo-brasileiros e aposentados.

Os melhores votos de sucesso para esta importante etapa vão aos amigos do Sindicato dos Aposentados do Brasil.

Temos a certeza que será também um momento para recordar e homenagear uma pessoa extraordinária cuja memória jamais haveremos de perder: Plinio Sarti, falecido prematuramente há um ano e principal proponente e testemunha da longa e sólida amizade entre UIL e Força Sindical.

A melhor forma de manter viva a memória de Plínio e celebrar o primeiro aniversário de sua morte será, portanto, dar continuidade a tantos projetos que o viram protagonista; temos certeza de que lá de cima não faltará apoio e incentivo.

Fonte: