As eleições para a renovação e instituição dos Comites serão realizadas em 3 de dezembro de 2021. Os Comitês dos Italianos no Exterior são órgãos de representação da comunidade italiana em suas relações com as representações diplomático-consulares e agem pela integração da comunidade italiana residente no país estrangeiro em que se encontram.

O que são? Instituídos em 1985, são órgãos eletivos que representam os concidadãos no exterior, em seu relacionamento com Embaixadas e Consulados italianos e na inserção deles nos países em que operam.

Que fazem? Representam a comunidade italiana, promovendo seus interesses; ajudam na inserção da nova mobilidade e preservam a memória histórica da emigração italiana.

Quantos são? No mundo todo funcionam 108 Comites, dos quais 50 na Europa, 44 nas Américas, 7 na Ásia e Oceania, 4 no Oriente Médio e 3 na África sub-saariana. É uma presença importante para representar e promover os interesses da comunidade italiana no mundo.

Por quem são eleitos e quando são formados? São eleitos diretamente pelos concidadãos residentes no exterior em cada uma das circunscrições consulares, mediante prévia solicitação de inscrição na lista dos eleitores perante o Consulado.

Quem faz parte deles? São compostos por 12 ou 18 membros, eleitos nas respectivas circunscrições consulares com menor ou maior número de 100.000 concidadãos inscritos no Aire, e ficam na função por cinco anos.

Como se vota? Nesta importante eleição poderão participar os eleitores, de posse dos requisitos legais para o eleitorado ativo, residentes e inscritos no Aire da circunscrição consular há pelo menos seis meses (em relação à data das eleições).

O voto é expresso por correspondência mas – diferentemente das eleições políticas ou dos referendos – o envelope eleitoral é enviado APENAS para os eleitores que tenham manifestado expresso pedido de inscrição na lista eleitoral para as eleições dos Comites, pelo menos 30 dias antes da data
estabelecida para as eleições.

Atenção: para receber o envelope eleitoral, o eleitor deve, portanto, solicitar ao seu consulado de referência para ser inscrito na lista eleitoral, até e não depois de 3 de novembro de 2021.

Como posso manifestar meu pedido para votar? Os cidadãos italianos residentes no exterior e inscritos no Aire podem se inscrever a partir de agora na lista eleitoral de seu consulado no portal de serviços consulares Fast It, através deste link, selecionando a função dedicada às eleições: “Pedido de inscrição na lista eleitoral para as eleições dos Comites”.
O procedimento no portal Fast It é inteiramente guiado e totalmente digital, para uma máxima rapidez e segurança.

Alternativamente, o cidadão poderá encaminhar o módulo para a inscrição na lista eleitoral para as eleições dos Comites por e-mail, acompanhado de cópia de documento de identidade, com a assinatura do titular, para os endereços eletrônicos de seu consulado de residência. Para maiores informações, consultar o site do Maeci.