Search
UIM Brasil - Associação União dos Italianos no Mundo

A UIM do Brasil nos festejos dos 700 anos da morte de Dante Alighieri

700 anos da morte de Dante Alighieri
700 anos da morte de Dante Alighieri

As comemorações dos 700 anos da morte de Dante Alighieri, o indiscutível pai da língua italiana, o “poeta supremo” como é universalmente lembrado, aconteceram na Itália e no mundo todo.

Coordenadas pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, por meio da rede de Institutos Italianos de Cultura, mais de uma centena de iniciativas foram organizadas em todo o mundo em pelo menos uma centena de localidades diferentes. O vice-presidente da União dos Italianos no Mundo, Fábio Porta, foi convidado a participar de diversos eventos organizados para a ocasião.

Não só no Brasil, mas também no resto da América do Sul, como Argentina ou Venezuela. “A figura de Dante Alighieri se destaca como um gigante na história literária e cultural italiana – disse o ex deputado Porta – e para nós, italianos no exterior, esse aniversário assume um valor ainda maior ”.

“Não apenas porque – acrescenta o diretor da UIM – a promoção da cultura e o ensino da língua italiana não podem deixar de homenagear o “poeta supremo ”, mas também pela história e pelo ensino de Dante Alighieri que em seus vinte anos de longo exílio viveu e sofreu longe de sua Florença; situação que o une aos milhões de italianos no exterior, longe de sua pátria, mas com o coração próximo à sua terra de origem ”.

Por fim, Fábio Porta recordou os aspectos civis e políticos do pensamento de Dante, “um violento crítico de costumes corruptos e de governantes desonestos e um corajoso defensor da honestidade e coerência dos políticos com seus valores éticos e religiosos”.

Para homenagear a memória do pai da língua italiana, a UIM no Brasil se empenhará nos próximos meses, compatívelmente com a evolução da emergência da Covid19, a retomar em seus escritórios os cursos de língua e cultura italiana que há anos caracterizam seu compromisso associativo no Brasil.