Search
UIM Brasil - Associação União dos Italianos no Mundo

A UIM do Brasil ao lado da comunidade italiana de Juiz de Fora na defesa da ‘Casa d’Italia’

A 'Casa d'Italia' de Juiz de Fora.
A ‘Casa d’Italia’ de Juiz de Fora.

A União Italiana no Mundo sempre caracterizou-se por iniciativas visando a divulgação e valorização da grande história da presença italiana no Brasil. Seu presidente, Plinio Sarti, distinguiu-se em todos esses anos pela promoção de projetos e iniciativas com o objetivo de promover, no Brasil e na Itália, um maior e mais aprofundado conhecimento do riquíssimo episódio da imigração italiana no mundo.

Também por tais motivos nossa associação alinhou-se, desde o início, ao lado da ‘Casa d’Italia’ de Juiz de Fora e de seu presidente, Paulo Josè Monteiro de Barros, para combater a inadequada decisão do Consulado Italiano em Minas Gerais de colocar em leilão o edifício, construído em 1933, graças ao sacrifício e à generosidade das famílias italianas imigradas.

Felizmente nosso apelo, juntamente com a mobilização da comunidade italiana em diversos níveis (associações, Comites, CGIE) foi recebido pelo governo italiano que interveio para pedir a suspensão da venda da “Casa”.

Agradecemos ao presidente da Ital-Uil, Fabio Porta, pelo seu pronunciamento, a presidente do Comites de Minas Gerais, Silvana Sica e a conselheira do CGIE, Silvia Alciati, pela sua fundamental ação na sensibilização do subsecretário Ricardo Merlo e da vice-ministra Marina Sereni, determinantes para evitar a realização de um leilão que constituiria um grave precedente e, sobretudo, uma afronta a
quase um século de história dessa importante entidade. <www.uim.org.br>